Prezados,
Alguns nascem líderes, outros estão líderes e muitos não querem ser líderes.
Para aqueles que se dedicam ao seu trabalho com profissionalismo, manter-se "antenado" e informado é fundamental. Então, como ouvir, aprender e reaprender faz parte do "ser líder", recomendo à todos a alfabetização abaixo.
Boa Leitura.
Liderança, Motivação e Ambiente Feliz - fonte: Catho Educação Executiva
"O papel profissional é um dos que toma a maior parte do tempo de nossa existência.
Para alcançar a felicidade no trabalho, é necessário investir em ações que favoreçam a criação de um clima motivador e harmonioso.
Para auxiliar àqueles que atuam como líderes, foram selecionadas algumas dicas partir de nosso alfabeto.
A - ATUAÇÃO
O âmbito de atuação dos líderes permeia toda a organização. As decisões tomadas junto à sua equipe afetam o resultado geral, seja de forma positiva ou negativa.
B - BOTÕES DE ARRANQUE
Ao assumir o papel de liderança, o profissional alavanca uma série de competências essenciais que, colocadas a serviço da organização, tornam-se sua base profissional.
C - COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS
Capacidade para planejar, organizar, coordenar, monitorar e controlar processos constituem as competências essenciais para os novos perfis de líderes.
D - DELEGAÇÃO
É o ato de transferir para os colaboradores a responsabilidade pelo desempenho de uma, ou várias, tarefas. Cabe ao líder verificar se a pessoa que vai executá-la possui as competências para tal, orientar e acompanhar resultados, de forma a garantir que a tarefa seja realizada com efetividade.
F - FUNÇÃO
Liderar é obter algum tipo de resultado através do esforço de uma equipe. Há uma diferença fundamental no trabalho operacional e no de liderança. Enquanto no primeiro existe a responsabilidade pela execução, ao liderar, a responsabilidade maior é auxiliar a equipe para trabalhar com mais eficácia, provendo a mesma dos recursos necessários para atingir resultados.
G - GERÊNCIA DE REUNIÕES
As reuniões são ferramentas que precisam ser bem administradas. Devem conter uma pauta, que indica os objetivos, quem participa, horário de início e término e temas a serem discutidos. (A pauta deve ser conhecida pelos participantes antes da realização da reunião). Em uma reunião também precisa haver memória, que é o registro das decisões tomadas e quem ficou responsável por qual parte.
H - HORÁRIOS
O líder que faz hora extra, passa o fim de semana resolvendo problemas de trabalho e só atua em seu papel profissional, não é bem visto pelas organizações. Tal comportamento indica dificuldades pessoais com o planejamento e nível insuficiente de qualidade de vida. Atenção à administração do tempo!
I - INJEÇÃO DE ÂNIMO
O líder não é um super-homem. No entanto ele é o responsável pela energização de sua equipe. Ao assumir o cargo, ele também assume os encargos.
J - JUSTIÇA
Cabe ao líder definir quem merece promoções, distinções e qualquer tipo de bônus em vigor na empresa. Da mesma forma, oferecer feedback de realinhamento de posturas é de responsabilidade gerencial. Usar de ponderação, bom senso, ética e justiça são fundamentais.
L - LIDERANDO PESSOAS
Gerencie os processos e lidere as pessoas. Aliada às práticas efetivas de gerenciamento, a habilidade em liderar pessoas faz parte de sua cartilha. Por ser o elo entre a alta direção e os colaboradores, precisa ouvir, orientar e informar, mantendo um clima de trabalho favorável, onde as pessoas se sintam respeitadas e qualificadas.
M - METAS
Passos para a definição de metas, segundo Peter Cusins:
-Assegure clareza em todas as metas gerais de seu departamento/setor.
-Delimite metas individuais.
-Discuta e negocie as metas com as pessoas envolvidas.
-Descreva cada meta em termos de ações, (o que cada um deve fazer), resultados (o que se espera ao final das ações) e padrões (o que será avaliado).
N - NEGOCIAÇÃO
Uma das competências exigidas em sua função é a negociação. A todo momento as oportunidades surgem e devem ser aproveitadas. Ao contrário do que pensam algumas pessoas, a negociação não está presente somente quando estão envolvidos valores financeiros. O cotidiano é feito de diversos espaços negociais que, se bem aproveitados, contribuem para as boas relações profissionais e interpessoais.
O - ORIENTAÇÃO
Sempre que um novo empreendimento for lançado (ou um novo empregado for contratado), certifique-se de que as pessoas possuem as informações necessárias para desenvolver o trabalho. Informe o tempo necessário para demonstrar os resultados. Aborde cada questão relevante ao contexto, reforçando a compreensão global. Peça feedback e verifique se há dúvidas.
P - PLANEJAMENTO
Os itens básicos do planejamento são: traçar objetivos (onde quero chegar), definir metas (transformar os objetivos em ações quantificáveis que respondam às perguntas quanto, quando e com quê), criar instrumentos de acompanhamento de metas e verificar os resultados.
Q - QUALIDADE
Garantir a qualidade dos produtos e serviços, bem como um ambiente favorável a tal, faz parte da rotina gerencial. Adote a filosofia KAIZEN (melhorar sempre) e use as ferramentas e metodologias de qualidade disponíveis em sua empresa.
R - RESULTADOS
O foco das ações de liderança deve estar nos resultados e não nas pequenas tarefas e atividades do dia-a-dia.
S - SENSIBILIDADE
Agir com sensibilidade na identificação e administração de conflitos torna o líder um ponto de referência para sua equipe. O conflito geralmente surge quando contratos são quebrados. Logo, é necessário manter uma boa comunicação e adotar ações coerentes com os tratos (formais ou informais).
T - TRATOS
Os tratos são pequenas negociações informais ou formais, onde o líder e os colaboradores ajustam suas necessidades e as necessidades organizacionais, de forma que maximizem os resultados de trabalho.
U - URGÊNCIA
O tempo não pára. O líder precisa acompanhar a velocidade das mudanças, agindo com flexibilidade e ajudando sua empresa a fazer o diferencial. A lei do marketing (o primeiro é sempre lembrado), orienta o líder no processo de inovação.
V - VISÃO DE FUTURO
O líder precisa manter um pé no presente e outro nas tendências que poderão influenciar o futuro da empresa na qual atua. Procurar formas de ampliar sua percepção e, obter as informações que o auxiliem na leitura dos diversos cenários, que fazem interface com o seu trabalho, são boas alternativas para focar sua visão de futuro.
Z - ZIPANDO O ABCEDÁRIO
Uma forma de trilhar os caminhos da liderança é “zipar” (compactar) as dicas acima e colocá-las em prática."
sábado, 19 de junho de 2010
Asas às Ideias
Caros,
Vocês não tem noção o quanto as pessoas podem ser criativas. Não é pra liberar geral, mas abrir espaço para a liberdade de pensamentos é primordial para uma vida corporativa positiva.
Conheça alguns comportamentos que podem ajudar e muito o desenvolvimento do seu grupo:
Seis Dicas para criar um Ambiente Propício à Mudança - fonte: Catho Educação Executiva
"Mudança, inovação e criatividade caminham juntas. Cabe ao líder criar um ambiente de estímulo aos colaboradores, de forma que as mudanças aconteçam. Observe abaixo as dicas.
1. Dê espaço e liberdade para criar. A liberdade implica em aceitar pequenos enganos e promover a aprendizagem a partir deles. Lembrem-se: os grandes inventores, antes de chegar à sua criação fizeram inúmeras tentativas sem sucesso!
2. Cultive o bom humor e demonstre coragem frente aos desafios. Nada é mais desalentador do que um líder “baixo astral”.
3. Estude a viabilidade das sugestões que chegam às suas mãos e dê uma resposta ao autor, mesmo que seja negativa.
4. Cuidado com as frases assassinas. “Já fizemos isto antes”; “Isto custa muito caro”; “Não vai dar certo!”; “Nossa cultura não aceita este tipo de ação”.
5. Institua um dia especial. No mês ou na semana e coloque em prática com sua equipe: “dia de observar”; “dia das pequenas idéias”; “dia de vestir-se de forma diferente”, “dia do sim”, “dia do churrasco”. Lembre-se que, o que vale é estimular as pessoas a sair da rotina e criar um clima lúdico.
6. Encoraje sua equipe a seguir a estratégia CIA - Conhecimento, inspiração e ação."
Vocês não tem noção o quanto as pessoas podem ser criativas. Não é pra liberar geral, mas abrir espaço para a liberdade de pensamentos é primordial para uma vida corporativa positiva.
Conheça alguns comportamentos que podem ajudar e muito o desenvolvimento do seu grupo:
Seis Dicas para criar um Ambiente Propício à Mudança - fonte: Catho Educação Executiva
"Mudança, inovação e criatividade caminham juntas. Cabe ao líder criar um ambiente de estímulo aos colaboradores, de forma que as mudanças aconteçam. Observe abaixo as dicas.
1. Dê espaço e liberdade para criar. A liberdade implica em aceitar pequenos enganos e promover a aprendizagem a partir deles. Lembrem-se: os grandes inventores, antes de chegar à sua criação fizeram inúmeras tentativas sem sucesso!
2. Cultive o bom humor e demonstre coragem frente aos desafios. Nada é mais desalentador do que um líder “baixo astral”.
3. Estude a viabilidade das sugestões que chegam às suas mãos e dê uma resposta ao autor, mesmo que seja negativa.
4. Cuidado com as frases assassinas. “Já fizemos isto antes”; “Isto custa muito caro”; “Não vai dar certo!”; “Nossa cultura não aceita este tipo de ação”.
5. Institua um dia especial. No mês ou na semana e coloque em prática com sua equipe: “dia de observar”; “dia das pequenas idéias”; “dia de vestir-se de forma diferente”, “dia do sim”, “dia do churrasco”. Lembre-se que, o que vale é estimular as pessoas a sair da rotina e criar um clima lúdico.
6. Encoraje sua equipe a seguir a estratégia CIA - Conhecimento, inspiração e ação."
Motivação
"A motivação está dentro de cada um, não em receitas de bolo ou frases de impacto padronizadas"
Não pague pelos seus pecados !
Caros Leitores,
Ser líder é quase uma arte, passível de pecados. Portanto, não custa conhecer o que não devemos fazer quando líderes.
Boa Leitura !
Doze Pecados Capitais do Líder - fonte: Catho Educação Executiva
Alguns comportamentos de liderança geram resultados não produtivos e afunilam o relacionamento com a equipe de trabalho. Estes comportamentos devem ser evitados ou trabalhados de acordo com a situação. São eles:
1o. Arrogância. Achar que sabe tudo, que é infalível e que os outros não sabem nada. Frases preferidas:
Você está errado!
Não é assim!
Você não entendeu!
2o. Orgulho exagerado. Quer ser o centro das atenções, considera-se o máximo e não reconhece o valor da equipe. Frases preferidas:
Eu fiz!
Eu consegui!
Eu ganhei!
3o. Agressividade. Vive de “lua” e ninguém consegue saber como está seu humor. Frases preferidas:
Hoje não estou bem!
O que aconteceu por aqui? (aos gritos).
Você é burro! Faz tudo errado!
4o. Passividade. Não está nem aí para as coisas que acontecem ao seu redor. Frases preferidas:
Estou ocupado agora!
Amanhã “a gente vê isso”!
Pode deixar que eu resolvo! (e não resolve)
5o. Culpar os outros pelos erros. Frases preferidas:
Eu bem que avisei!
Já falei isto milhares de vezes!
Vocês não aprenderam até hoje?
6o. Tirar o corpo fora com a direção quando algo dá errado. Frases preferidas:
Já cansei de ensinar e eles fazem errado!
Isso não é responsabilidade minha!
Eles não estão comprometidos com a empresa.
7o. Bajulação excessiva, principalmente com a direção. Frases preferidas:
Você é meu exemplo.
Você é o melhor da empresa!
Sua palavra para mim é lei!
8o. Omissão quando é necessário agir. Frases preferidas:
Amanhã eu resolvo isso.
Tudo passa. O problema vai se resolver sozinho.
Outra vez?
9o. Pessimismo. Tudo que é sugerido pela equipe vai dar errado. Frases preferidas:
Isso não vai dar certo!
Já fizemos isso outra vez e deu errado!
Podemos tentar, mas...
10o. Perfeccionismo. Querer que tudo esteja descrito nos mínimos detalhes. Frases preferidas:
Você poderia detalhar para mim?
Está faltando informação.
Preciso de mais dados.
11o. Falta de cooperação. Nunca estar disponível para ajudar. Frases preferidas:
Estou ocupado.
Não posso ajudar você agora.
Amanhã vamos ver isto.
12o. Centralização excessiva e ausência de delegação. Frases preferidas:
Deixa isso comigo.
Isso é de minha responsabilidade.
Você ainda não está preparado.
Ser líder é quase uma arte, passível de pecados. Portanto, não custa conhecer o que não devemos fazer quando líderes.
Boa Leitura !
Doze Pecados Capitais do Líder - fonte: Catho Educação Executiva
Alguns comportamentos de liderança geram resultados não produtivos e afunilam o relacionamento com a equipe de trabalho. Estes comportamentos devem ser evitados ou trabalhados de acordo com a situação. São eles:
1o. Arrogância. Achar que sabe tudo, que é infalível e que os outros não sabem nada. Frases preferidas:
Você está errado!
Não é assim!
Você não entendeu!
2o. Orgulho exagerado. Quer ser o centro das atenções, considera-se o máximo e não reconhece o valor da equipe. Frases preferidas:
Eu fiz!
Eu consegui!
Eu ganhei!
3o. Agressividade. Vive de “lua” e ninguém consegue saber como está seu humor. Frases preferidas:
Hoje não estou bem!
O que aconteceu por aqui? (aos gritos).
Você é burro! Faz tudo errado!
4o. Passividade. Não está nem aí para as coisas que acontecem ao seu redor. Frases preferidas:
Estou ocupado agora!
Amanhã “a gente vê isso”!
Pode deixar que eu resolvo! (e não resolve)
5o. Culpar os outros pelos erros. Frases preferidas:
Eu bem que avisei!
Já falei isto milhares de vezes!
Vocês não aprenderam até hoje?
6o. Tirar o corpo fora com a direção quando algo dá errado. Frases preferidas:
Já cansei de ensinar e eles fazem errado!
Isso não é responsabilidade minha!
Eles não estão comprometidos com a empresa.
7o. Bajulação excessiva, principalmente com a direção. Frases preferidas:
Você é meu exemplo.
Você é o melhor da empresa!
Sua palavra para mim é lei!
8o. Omissão quando é necessário agir. Frases preferidas:
Amanhã eu resolvo isso.
Tudo passa. O problema vai se resolver sozinho.
Outra vez?
9o. Pessimismo. Tudo que é sugerido pela equipe vai dar errado. Frases preferidas:
Isso não vai dar certo!
Já fizemos isso outra vez e deu errado!
Podemos tentar, mas...
10o. Perfeccionismo. Querer que tudo esteja descrito nos mínimos detalhes. Frases preferidas:
Você poderia detalhar para mim?
Está faltando informação.
Preciso de mais dados.
11o. Falta de cooperação. Nunca estar disponível para ajudar. Frases preferidas:
Estou ocupado.
Não posso ajudar você agora.
Amanhã vamos ver isto.
12o. Centralização excessiva e ausência de delegação. Frases preferidas:
Deixa isso comigo.
Isso é de minha responsabilidade.
Você ainda não está preparado.
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