sábado, 19 de junho de 2010

Líder de A a Z

Prezados,

Alguns nascem líderes, outros estão líderes e muitos não querem ser líderes.

Para aqueles que se dedicam ao seu trabalho com profissionalismo, manter-se "antenado" e informado é fundamental. Então, como ouvir, aprender e reaprender faz parte do "ser líder", recomendo à todos a alfabetização abaixo.

Boa Leitura.

Liderança, Motivação e Ambiente Feliz - fonte: Catho Educação Executiva

"O papel profissional é um dos que toma a maior parte do tempo de nossa existência.

Para alcançar a felicidade no trabalho, é necessário investir em ações que favoreçam a criação de um clima motivador e harmonioso.

Para auxiliar àqueles que atuam como líderes, foram selecionadas algumas dicas partir de nosso alfabeto.

A - ATUAÇÃO

O âmbito de atuação dos líderes permeia toda a organização. As decisões tomadas junto à sua equipe afetam o resultado geral, seja de forma positiva ou negativa.

B - BOTÕES DE ARRANQUE

Ao assumir o papel de liderança, o profissional alavanca uma série de competências essenciais que, colocadas a serviço da organização, tornam-se sua base profissional.

C - COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

Capacidade para planejar, organizar, coordenar, monitorar e controlar processos constituem as competências essenciais para os novos perfis de líderes.

D - DELEGAÇÃO

É o ato de transferir para os colaboradores a responsabilidade pelo desempenho de uma, ou várias, tarefas. Cabe ao líder verificar se a pessoa que vai executá-la possui as competências para tal, orientar e acompanhar resultados, de forma a garantir que a tarefa seja realizada com efetividade.

F - FUNÇÃO

Liderar é obter algum tipo de resultado através do esforço de uma equipe. Há uma diferença fundamental no trabalho operacional e no de liderança. Enquanto no primeiro existe a responsabilidade pela execução, ao liderar, a responsabilidade maior é auxiliar a equipe para trabalhar com mais eficácia, provendo a mesma dos recursos necessários para atingir resultados.

G - GERÊNCIA DE REUNIÕES

As reuniões são ferramentas que precisam ser bem administradas. Devem conter uma pauta, que indica os objetivos, quem participa, horário de início e término e temas a serem discutidos. (A pauta deve ser conhecida pelos participantes antes da realização da reunião). Em uma reunião também precisa haver memória, que é o registro das decisões tomadas e quem ficou responsável por qual parte.

H - HORÁRIOS

O líder que faz hora extra, passa o fim de semana resolvendo problemas de trabalho e só atua em seu papel profissional, não é bem visto pelas organizações. Tal comportamento indica dificuldades pessoais com o planejamento e nível insuficiente de qualidade de vida. Atenção à administração do tempo!

I - INJEÇÃO DE ÂNIMO

O líder não é um super-homem. No entanto ele é o responsável pela energização de sua equipe. Ao assumir o cargo, ele também assume os encargos.

J - JUSTIÇA

Cabe ao líder definir quem merece promoções, distinções e qualquer tipo de bônus em vigor na empresa. Da mesma forma, oferecer feedback de realinhamento de posturas é de responsabilidade gerencial. Usar de ponderação, bom senso, ética e justiça são fundamentais.

L - LIDERANDO PESSOAS

Gerencie os processos e lidere as pessoas. Aliada às práticas efetivas de gerenciamento, a habilidade em liderar pessoas faz parte de sua cartilha. Por ser o elo entre a alta direção e os colaboradores, precisa ouvir, orientar e informar, mantendo um clima de trabalho favorável, onde as pessoas se sintam respeitadas e qualificadas.

M - METAS

Passos para a definição de metas, segundo Peter Cusins:

-Assegure clareza em todas as metas gerais de seu departamento/setor.

-Delimite metas individuais.

-Discuta e negocie as metas com as pessoas envolvidas.

-Descreva cada meta em termos de ações, (o que cada um deve fazer), resultados (o que se espera ao final das ações) e padrões (o que será avaliado).

N - NEGOCIAÇÃO

Uma das competências exigidas em sua função é a negociação. A todo momento as oportunidades surgem e devem ser aproveitadas. Ao contrário do que pensam algumas pessoas, a negociação não está presente somente quando estão envolvidos valores financeiros. O cotidiano é feito de diversos espaços negociais que, se bem aproveitados, contribuem para as boas relações profissionais e interpessoais.

O - ORIENTAÇÃO

Sempre que um novo empreendimento for lançado (ou um novo empregado for contratado), certifique-se de que as pessoas possuem as informações necessárias para desenvolver o trabalho. Informe o tempo necessário para demonstrar os resultados. Aborde cada questão relevante ao contexto, reforçando a compreensão global. Peça feedback e verifique se há dúvidas.

P - PLANEJAMENTO

Os itens básicos do planejamento são: traçar objetivos (onde quero chegar), definir metas (transformar os objetivos em ações quantificáveis que respondam às perguntas quanto, quando e com quê), criar instrumentos de acompanhamento de metas e verificar os resultados.

Q - QUALIDADE

Garantir a qualidade dos produtos e serviços, bem como um ambiente favorável a tal, faz parte da rotina gerencial. Adote a filosofia KAIZEN (melhorar sempre) e use as ferramentas e metodologias de qualidade disponíveis em sua empresa.

R - RESULTADOS

O foco das ações de liderança deve estar nos resultados e não nas pequenas tarefas e atividades do dia-a-dia.

S - SENSIBILIDADE

Agir com sensibilidade na identificação e administração de conflitos torna o líder um ponto de referência para sua equipe. O conflito geralmente surge quando contratos são quebrados. Logo, é necessário manter uma boa comunicação e adotar ações coerentes com os tratos (formais ou informais).

T - TRATOS

Os tratos são pequenas negociações informais ou formais, onde o líder e os colaboradores ajustam suas necessidades e as necessidades organizacionais, de forma que maximizem os resultados de trabalho.

U - URGÊNCIA

O tempo não pára. O líder precisa acompanhar a velocidade das mudanças, agindo com flexibilidade e ajudando sua empresa a fazer o diferencial. A lei do marketing (o primeiro é sempre lembrado), orienta o líder no processo de inovação.

V - VISÃO DE FUTURO

O líder precisa manter um pé no presente e outro nas tendências que poderão influenciar o futuro da empresa na qual atua. Procurar formas de ampliar sua percepção e, obter as informações que o auxiliem na leitura dos diversos cenários, que fazem interface com o seu trabalho, são boas alternativas para focar sua visão de futuro.

Z - ZIPANDO O ABCEDÁRIO

Uma forma de trilhar os caminhos da liderança é “zipar” (compactar) as dicas acima e colocá-las em prática."

Asas às Ideias

Caros,

Vocês não tem noção o quanto as pessoas podem ser criativas. Não é pra liberar geral, mas abrir espaço para a liberdade de pensamentos é primordial para uma vida corporativa positiva.

Conheça alguns comportamentos que podem ajudar e muito o desenvolvimento do seu grupo:

Seis Dicas para criar um Ambiente Propício à Mudança - fonte: Catho Educação Executiva


"Mudança, inovação e criatividade caminham juntas. Cabe ao líder criar um ambiente de estímulo aos colaboradores, de forma que as mudanças aconteçam. Observe abaixo as dicas.

1. Dê espaço e liberdade para criar. A liberdade implica em aceitar pequenos enganos e promover a aprendizagem a partir deles. Lembrem-se: os grandes inventores, antes de chegar à sua criação fizeram inúmeras tentativas sem sucesso!

2. Cultive o bom humor e demonstre coragem frente aos desafios. Nada é mais desalentador do que um líder “baixo astral”.

3. Estude a viabilidade das sugestões que chegam às suas mãos e dê uma resposta ao autor, mesmo que seja negativa.

4. Cuidado com as frases assassinas. “Já fizemos isto antes”; “Isto custa muito caro”; “Não vai dar certo!”; “Nossa cultura não aceita este tipo de ação”.

5. Institua um dia especial. No mês ou na semana e coloque em prática com sua equipe: “dia de observar”; “dia das pequenas idéias”; “dia de vestir-se de forma diferente”, “dia do sim”, “dia do churrasco”. Lembre-se que, o que vale é estimular as pessoas a sair da rotina e criar um clima lúdico.

6. Encoraje sua equipe a seguir a estratégia CIA - Conhecimento, inspiração e ação."

Motivação

"A motivação está dentro de cada um, não em receitas de bolo ou frases de impacto padronizadas"

Não pague pelos seus pecados !

 Caros Leitores,

Ser líder é quase uma arte, passível de pecados. Portanto, não custa conhecer o que não devemos fazer quando líderes.

Boa Leitura !

Doze Pecados Capitais do Líder - fonte: Catho Educação Executiva

Alguns comportamentos de liderança geram resultados não produtivos e afunilam o relacionamento com a equipe de trabalho. Estes comportamentos devem ser evitados ou trabalhados de acordo com a situação. São eles:


1o. Arrogância. Achar que sabe tudo, que é infalível e que os outros não sabem nada. Frases preferidas:

 Você está errado!
 Não é assim!
 Você não entendeu!

2o. Orgulho exagerado. Quer ser o centro das atenções, considera-se o máximo e não reconhece o valor da equipe. Frases preferidas:

 Eu fiz!
 Eu consegui!
 Eu ganhei!

3o. Agressividade. Vive de “lua” e ninguém consegue saber como está seu humor. Frases preferidas:

 Hoje não estou bem!
 O que aconteceu por aqui? (aos gritos).
 Você é burro! Faz tudo errado!

4o. Passividade. Não está nem aí para as coisas que acontecem ao seu redor. Frases preferidas:

 Estou ocupado agora!
 Amanhã “a gente vê isso”!
 Pode deixar que eu resolvo! (e não resolve)

5o. Culpar os outros pelos erros. Frases preferidas:

 Eu bem que avisei!
 Já falei isto milhares de vezes!
 Vocês não aprenderam até hoje?

6o. Tirar o corpo fora com a direção quando algo dá errado. Frases preferidas:

 Já cansei de ensinar e eles fazem errado!
 Isso não é responsabilidade minha!
 Eles não estão comprometidos com a empresa.

7o. Bajulação excessiva, principalmente com a direção. Frases preferidas:

 Você é meu exemplo.
 Você é o melhor da empresa!
 Sua palavra para mim é lei!

8o. Omissão quando é necessário agir. Frases preferidas:

 Amanhã eu resolvo isso.
 Tudo passa. O problema vai se resolver sozinho.
 Outra vez?

9o. Pessimismo. Tudo que é sugerido pela equipe vai dar errado. Frases preferidas:

 Isso não vai dar certo!
 Já fizemos isso outra vez e deu errado!
 Podemos tentar, mas...

10o. Perfeccionismo. Querer que tudo esteja descrito nos mínimos detalhes. Frases preferidas:

 Você poderia detalhar para mim?
 Está faltando informação.
 Preciso de mais dados.

11o. Falta de cooperação. Nunca estar disponível para ajudar. Frases preferidas:

 Estou ocupado.
 Não posso ajudar você agora.
 Amanhã vamos ver isto.

12o. Centralização excessiva e ausência de delegação. Frases preferidas:

 Deixa isso comigo.
 Isso é de minha responsabilidade.
 Você ainda não está preparado.