sábado, 19 de junho de 2010

Não pague pelos seus pecados !

 Caros Leitores,

Ser líder é quase uma arte, passível de pecados. Portanto, não custa conhecer o que não devemos fazer quando líderes.

Boa Leitura !

Doze Pecados Capitais do Líder - fonte: Catho Educação Executiva

Alguns comportamentos de liderança geram resultados não produtivos e afunilam o relacionamento com a equipe de trabalho. Estes comportamentos devem ser evitados ou trabalhados de acordo com a situação. São eles:


1o. Arrogância. Achar que sabe tudo, que é infalível e que os outros não sabem nada. Frases preferidas:

 Você está errado!
 Não é assim!
 Você não entendeu!

2o. Orgulho exagerado. Quer ser o centro das atenções, considera-se o máximo e não reconhece o valor da equipe. Frases preferidas:

 Eu fiz!
 Eu consegui!
 Eu ganhei!

3o. Agressividade. Vive de “lua” e ninguém consegue saber como está seu humor. Frases preferidas:

 Hoje não estou bem!
 O que aconteceu por aqui? (aos gritos).
 Você é burro! Faz tudo errado!

4o. Passividade. Não está nem aí para as coisas que acontecem ao seu redor. Frases preferidas:

 Estou ocupado agora!
 Amanhã “a gente vê isso”!
 Pode deixar que eu resolvo! (e não resolve)

5o. Culpar os outros pelos erros. Frases preferidas:

 Eu bem que avisei!
 Já falei isto milhares de vezes!
 Vocês não aprenderam até hoje?

6o. Tirar o corpo fora com a direção quando algo dá errado. Frases preferidas:

 Já cansei de ensinar e eles fazem errado!
 Isso não é responsabilidade minha!
 Eles não estão comprometidos com a empresa.

7o. Bajulação excessiva, principalmente com a direção. Frases preferidas:

 Você é meu exemplo.
 Você é o melhor da empresa!
 Sua palavra para mim é lei!

8o. Omissão quando é necessário agir. Frases preferidas:

 Amanhã eu resolvo isso.
 Tudo passa. O problema vai se resolver sozinho.
 Outra vez?

9o. Pessimismo. Tudo que é sugerido pela equipe vai dar errado. Frases preferidas:

 Isso não vai dar certo!
 Já fizemos isso outra vez e deu errado!
 Podemos tentar, mas...

10o. Perfeccionismo. Querer que tudo esteja descrito nos mínimos detalhes. Frases preferidas:

 Você poderia detalhar para mim?
 Está faltando informação.
 Preciso de mais dados.

11o. Falta de cooperação. Nunca estar disponível para ajudar. Frases preferidas:

 Estou ocupado.
 Não posso ajudar você agora.
 Amanhã vamos ver isto.

12o. Centralização excessiva e ausência de delegação. Frases preferidas:

 Deixa isso comigo.
 Isso é de minha responsabilidade.
 Você ainda não está preparado.

Nenhum comentário: