sábado, 19 de junho de 2010

Líder de A a Z

Prezados,

Alguns nascem líderes, outros estão líderes e muitos não querem ser líderes.

Para aqueles que se dedicam ao seu trabalho com profissionalismo, manter-se "antenado" e informado é fundamental. Então, como ouvir, aprender e reaprender faz parte do "ser líder", recomendo à todos a alfabetização abaixo.

Boa Leitura.

Liderança, Motivação e Ambiente Feliz - fonte: Catho Educação Executiva

"O papel profissional é um dos que toma a maior parte do tempo de nossa existência.

Para alcançar a felicidade no trabalho, é necessário investir em ações que favoreçam a criação de um clima motivador e harmonioso.

Para auxiliar àqueles que atuam como líderes, foram selecionadas algumas dicas partir de nosso alfabeto.

A - ATUAÇÃO

O âmbito de atuação dos líderes permeia toda a organização. As decisões tomadas junto à sua equipe afetam o resultado geral, seja de forma positiva ou negativa.

B - BOTÕES DE ARRANQUE

Ao assumir o papel de liderança, o profissional alavanca uma série de competências essenciais que, colocadas a serviço da organização, tornam-se sua base profissional.

C - COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

Capacidade para planejar, organizar, coordenar, monitorar e controlar processos constituem as competências essenciais para os novos perfis de líderes.

D - DELEGAÇÃO

É o ato de transferir para os colaboradores a responsabilidade pelo desempenho de uma, ou várias, tarefas. Cabe ao líder verificar se a pessoa que vai executá-la possui as competências para tal, orientar e acompanhar resultados, de forma a garantir que a tarefa seja realizada com efetividade.

F - FUNÇÃO

Liderar é obter algum tipo de resultado através do esforço de uma equipe. Há uma diferença fundamental no trabalho operacional e no de liderança. Enquanto no primeiro existe a responsabilidade pela execução, ao liderar, a responsabilidade maior é auxiliar a equipe para trabalhar com mais eficácia, provendo a mesma dos recursos necessários para atingir resultados.

G - GERÊNCIA DE REUNIÕES

As reuniões são ferramentas que precisam ser bem administradas. Devem conter uma pauta, que indica os objetivos, quem participa, horário de início e término e temas a serem discutidos. (A pauta deve ser conhecida pelos participantes antes da realização da reunião). Em uma reunião também precisa haver memória, que é o registro das decisões tomadas e quem ficou responsável por qual parte.

H - HORÁRIOS

O líder que faz hora extra, passa o fim de semana resolvendo problemas de trabalho e só atua em seu papel profissional, não é bem visto pelas organizações. Tal comportamento indica dificuldades pessoais com o planejamento e nível insuficiente de qualidade de vida. Atenção à administração do tempo!

I - INJEÇÃO DE ÂNIMO

O líder não é um super-homem. No entanto ele é o responsável pela energização de sua equipe. Ao assumir o cargo, ele também assume os encargos.

J - JUSTIÇA

Cabe ao líder definir quem merece promoções, distinções e qualquer tipo de bônus em vigor na empresa. Da mesma forma, oferecer feedback de realinhamento de posturas é de responsabilidade gerencial. Usar de ponderação, bom senso, ética e justiça são fundamentais.

L - LIDERANDO PESSOAS

Gerencie os processos e lidere as pessoas. Aliada às práticas efetivas de gerenciamento, a habilidade em liderar pessoas faz parte de sua cartilha. Por ser o elo entre a alta direção e os colaboradores, precisa ouvir, orientar e informar, mantendo um clima de trabalho favorável, onde as pessoas se sintam respeitadas e qualificadas.

M - METAS

Passos para a definição de metas, segundo Peter Cusins:

-Assegure clareza em todas as metas gerais de seu departamento/setor.

-Delimite metas individuais.

-Discuta e negocie as metas com as pessoas envolvidas.

-Descreva cada meta em termos de ações, (o que cada um deve fazer), resultados (o que se espera ao final das ações) e padrões (o que será avaliado).

N - NEGOCIAÇÃO

Uma das competências exigidas em sua função é a negociação. A todo momento as oportunidades surgem e devem ser aproveitadas. Ao contrário do que pensam algumas pessoas, a negociação não está presente somente quando estão envolvidos valores financeiros. O cotidiano é feito de diversos espaços negociais que, se bem aproveitados, contribuem para as boas relações profissionais e interpessoais.

O - ORIENTAÇÃO

Sempre que um novo empreendimento for lançado (ou um novo empregado for contratado), certifique-se de que as pessoas possuem as informações necessárias para desenvolver o trabalho. Informe o tempo necessário para demonstrar os resultados. Aborde cada questão relevante ao contexto, reforçando a compreensão global. Peça feedback e verifique se há dúvidas.

P - PLANEJAMENTO

Os itens básicos do planejamento são: traçar objetivos (onde quero chegar), definir metas (transformar os objetivos em ações quantificáveis que respondam às perguntas quanto, quando e com quê), criar instrumentos de acompanhamento de metas e verificar os resultados.

Q - QUALIDADE

Garantir a qualidade dos produtos e serviços, bem como um ambiente favorável a tal, faz parte da rotina gerencial. Adote a filosofia KAIZEN (melhorar sempre) e use as ferramentas e metodologias de qualidade disponíveis em sua empresa.

R - RESULTADOS

O foco das ações de liderança deve estar nos resultados e não nas pequenas tarefas e atividades do dia-a-dia.

S - SENSIBILIDADE

Agir com sensibilidade na identificação e administração de conflitos torna o líder um ponto de referência para sua equipe. O conflito geralmente surge quando contratos são quebrados. Logo, é necessário manter uma boa comunicação e adotar ações coerentes com os tratos (formais ou informais).

T - TRATOS

Os tratos são pequenas negociações informais ou formais, onde o líder e os colaboradores ajustam suas necessidades e as necessidades organizacionais, de forma que maximizem os resultados de trabalho.

U - URGÊNCIA

O tempo não pára. O líder precisa acompanhar a velocidade das mudanças, agindo com flexibilidade e ajudando sua empresa a fazer o diferencial. A lei do marketing (o primeiro é sempre lembrado), orienta o líder no processo de inovação.

V - VISÃO DE FUTURO

O líder precisa manter um pé no presente e outro nas tendências que poderão influenciar o futuro da empresa na qual atua. Procurar formas de ampliar sua percepção e, obter as informações que o auxiliem na leitura dos diversos cenários, que fazem interface com o seu trabalho, são boas alternativas para focar sua visão de futuro.

Z - ZIPANDO O ABCEDÁRIO

Uma forma de trilhar os caminhos da liderança é “zipar” (compactar) as dicas acima e colocá-las em prática."

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