sábado, 8 de janeiro de 2011

Networking > Use e Abuse

Caros Leitores,

Várias redes sociais como Orkut, Twitter e o Facebook, conectam milhões de pessoas. Nessas redes é possível se divertir ou se aborrecer, aprender ou desaprender, perder ou ganhar tempo.

Mas talvez, uma das grandes opções destas redes, é conhecer pessoas que possam alavancar a sua carreira e/ou sua vida.

Saber utilizar estas importantes ferramentas virtuais, poderá facilitar os caminhos que você Administrador, ou qualquer que seja a sua profissionalização ou ramo de atividade, vai ter que percorrer para o Sucesso.

Baseado no livro "O Livro Negro do Networking", do autor Jeffrey Gitomer, aproveite o texto abaixo extraído da apostila do curso de administração da UNITINS e aprimore suas técnicas de contato.

Networking, use e abuse, para o seu bem e dos outros.

Obrigado e até.

Apostila UNITINS - 8o Período

Capítulo 6 –Networking

Introdução

Provavelmente você já ouviu a palavra networking. Esse termo não é recente, já vem sendo utilizado há anos. Atualmente é praticamente impossível ter sucesso no campo dos negócios sem se atentar às redes de contatos. Por isso, neste capítulo, abordaremos os recursos e as estratégias utilizadas para se manter um networking de sucesso....

6.1 Estratégias para fazer contatos

Como qualquer outro tipo de processo, como a negociação, por exemplo, os contatos também têm estratégias e regras. Veremos agora algumas estratégias importantes que o ajudarão a conceber sua rede de contatos.

Primeiro, seja amigável e tudo entrará nos eixos. Ser uma pessoa amigável gera confiança e admiração. Outro fator imprescindível é ser sorridente, já que aqueles que sorriem são mais atraentes do que aqueles que têm a “a cara fechada”. Afinal, uma pessoa amigável e sorridente consegue fazer mais amigos (GITOMER, 2008).

Projete uma imagem pessoal que gere confiança nos outros. Seu aperto de mão reflete a sua imagem, assim como as roupas que usa, seu cabelo, seu calçado, o modo como você fala. Imagens projetadas geram as primeiras impressões. Se aquele ditado que fala que “a primeira impressão é a que fica” for verídico, é fundamental se atentar a esses fatores. Por isso é preciso responder a alguns questionamentos como:

Qual a imagem que você tem de si mesmo? Que tipo de imagem você projeta para as outras pessoas? Essa imagem é aceitável para aqueles que você deseja fazer contato? (GITOMER, 2008)

Sua habilidade de olhar nos olhos da pessoa com a qual conversa é um indício que revela seu respeito por si próprio. Portanto faça contato ocular! Não é simplesmente uma exibição de confiança, mas uma demonstração de verdade e de respeito. Você acha um sinal de fraqueza uma pessoa não fazer contato ocular com você? (GITOMER, 2008)

Uma atitude consistente e positiva gerará resultados e respostas favoráveis. É fundamental ter pensamento e comportamento positivos, mas pouca gente sabe da importância do papel que isso exerce sobre o modo como você se comunica e na forma como os outros o enxergam (GITOMER, 2008).

Todo contato é realizado com algum tipo de risco. Desafie você mesmo, devemos aceitar o risco de fazer o contato. A filosofia de Gitomer (2008, p. 28) é “sem risco, sem nada”, ou seja, não se faz contatos sem sofrer algum tipo de risco. Para minimizar os riscos, é preciso que você se prepare, isto é, que projete uma boa imagem e tenha autoconfiança.

Faça uma análise. Você já sofreu algum risco ao fazer um contato, teve êxito? O risco lhe pareceu menor depois que o contato foi estabelecido? Pergunte a si próprio por que você está evitando o risco.

Siga o princípio de que 90% do sucesso é se mostrar, mas para isso você deve estar preparado. “O preparo é a chave do sucesso e preparo nunca é demais” (GITOMER, 2008, p. 28). Você está preparado?

Quando termina o expediente e você precisa ir a um evento no qual terá muitos contatos, você consegue ser social, comercial, até que ponto?

Quanto menos você se concentrar em seus interesses para o encontro, mais chance de sucesso seu contato terá. A maior parte das pessoas que busca fazer contatos tem algum tipo de motivo, de razão ou necessidade. Mas não vá tão afoito, no início é importante buscar amizade e aceitação, para que depois você possa ter a liberdade de realizar algum pedido. “Nem pense em tirar proveito” (GITOMER, 2008, p. 29). Qual é seu verdadeiro objetivo? Um ganho a curto prazo, ou seja, a realização de seu pedido imediato, ou o estabelecimento de um relacionamento duradouro?

Tenha interesse sincero pelas outras pessoas, antes de desejar que elas tenham interesse verdadeiro por você. Se você está fazendo contato com alguém, é óbvio que deseja conhecer essa pessoa. “E não apenas avaliá-la, mas para aprender com ela” (GITOMER, 2008, p. 29). A melhor forma de conhecer outra pessoa é fazer perguntas. É claro que não pode ser um interrogatório, mas tente elaborar perguntas que o ajudem a conhecê-la melhor.

Quanto mais cedo você descobrir algo em comum em relação a outra pessoa, mais cedo as barreiras entre vocês desaparecerão. “O vínculo não é o segredo. Descobrir é o segredo” (GITOMER, 2008, p. 29). Tente desvendar o que há de comum entre vocês, pois assim sempre terão o que conversar e discutir. Analise seus amigos mais próximos, o que fez com que vocês se aproximassem? Com certeza, vocês têm algo em comum. Você está disposto a gastar um determinado tempo para descobrir os assuntos que talvez tenha em comum com um contato importante?

Quanto mais você subir a escada, mais cautelosas as pessoas serão quanto aos seus avanços. Uma coisa é certa: todos querem fazer contatos poderosos. Com isso, você deve se perguntar: as pessoas poderosas desejam fazer contato comigo? Isso dependerá do valor, do envolvimento e do interesse que você gerar (GITOMER, 2008). Mas algo é fundamental, deve-se gerar confiança e ganhar crédito avançando mais lentamente do que acha que deveria, já que você busca contatos de um nível superior. É preciso cautela!

Muitas vezes, a imagem projetada por você determinará sua habilidade para fazer um contato real. Não se trata de “classe”, mas de “primeira classe”. A imagem conduz à reputação, por isso tente averiguar o que andam dizendo de você pelas costas.

As pessoas o julgam por todas as suas ações. Todo mundo lembra o que lhe foi prometido e como foi cumprido. Como recomendado anteriormente, é preciso ter sempre um desempenho de “primeira classe”, não só parecer de primeira classe. Portanto, reflita: você sempre cumpre o que diz? As pessoas o consideram de primeira classe?

Proporcione valor. Para um contato sólido ser criado, é preciso que haja troca de valores. Contatos unilaterais, ou seja, aqueles em que a pessoa só pensa em si própria são de curtíssimo prazo. Já os contatos baseados em valor são duradouros. Você proporciona ao outro todo o valor que espera extrair?

Transmita sua mensagem com excelentes técnicas de comunicação. “Fazer contatos é uma questão de envolver-se intensamente” (GITOMER, 2008, p. 30). Isso exige que você transmita a mensagem de forma sincera. Faça esta reflexão: eu sou verdadeiramente bom para transmitir uma mensagem atraente, a ponto de justificar minha ação?

Manter o contato é mais importante e valioso do que fazê-lo. Isso quer dizer que estabelecer o primeiro contato é fundamental, todavia é necessário conseguir mantê-lo. Para tanto, existem diversas formas, como, por exemplo, enviar informações úteis para seus amigos, seus clientes. Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado!

Como você não tem uma bola de cristal para adivinhar em que dia um contato poderoso será estabelecido, esteja todos os dias preparado. Diariamente, temos a chance de conhecer novas pessoas, por isso esteja atento ao seu redor e, mais do que isso, esteja sempre preparado.

Sua reputação atual determina seu destino futuro. Qualquer que seja sua reputação hoje, ela guiará seu futuro próximo. Agora, se a sua reputação não for a das melhores, não desanime, comece a reconstruí-la de forma positiva e não cometa deslizes, já que a reputação é uma construção contínua. Como você definiria sua reputação hoje?

Seja você mesmo, tenha identidade pessoal. Fale e aja de forma sincera. Você verificará que as outras pessoas, em troca, agirão do mesmo jeito. Você consegue ser verdadeiro com as pessoas e consigo mesmo? Não deixe de se autoanalisar, pois há diversos motivos para ser você mesmo. Primeiro, é a sensação mais confortável que você pode oferecer a si mesmo. Segundo, é algo óbvio, quando você se projeta, mostra que você se sente à vontade e está confiante. Terceiro, é um processo que pode ser repetido. Ser você mesmo não é difícil, difícil é fingir algo que não é sempre. Ser você mesmo permite ser consistente em todas as suas comunicações com as pessoas. E, por fim, ser você mesmo é a forma mais honesta de agir. Ela gera uma atmosfera para o diálogo aberto e franco.

Essas são algumas diretrizes para o sucesso nos contatos. Agora é fundamental que você as implemente em seu dia a dia. Veremos, a seguir, os recursos para se fazer e manter contatos de sucesso.

6.2 Recursos para fazer contatos

Além das estratégias que vimos anteriormente, há ainda alguns recursos que o ajudarão a estabelecer contatos bem sucedidos. Comecemos pelo recurso 1.

6.2.1 Recurso 1 – quem eu conheço?

Pense em todas as pessoas que você conheceu ao longo de sua vida. Passamos a vida inteira estabelecendo contatos. Agora é o momento de utilizar o poder de sua rede de contatos para lucrar e expandi-la.

Inicialmente, é essencial fazer uma lista de quem você conhece. A dica para facilitar essa grande lista é dividir as pessoas por grupos: amigos, contatos comerciais, clientes, colegas de trabalho, pessoas importantes que você talvez tenha conhecido casualmente, membros de grupos que você faz parte e pessoas que você gostaria de contatar. Assim que finalizar sua lista, ligue para as pessoas que puder e consiga seus e-mails, descubra quais são suas maiores necessidades este ano e comece a analisar de que forma você poderia fornecer respostas a essas necessidades (GITOMER, 2008). Um fator positivo é que geralmente vários desses grupos que você dividiu têm as mesmas necessidades. Comece devagar, mande mensagens com informações interessantes, peça colaboração, mostre seu valor, aumente sua lista! Depois disso, é bom realizar uma autoavaliação de desempenho de contatos. De acordo com Gitomer (2008), existe um formulário que o ajuda a realizar essa autoanálise. Examine-o com atenção!

Ao utilizar os indicadores a seguir, circule nas perguntas o número que representa seu nível atual de desempenho.

1 = ruim; 2 = médio; 3 = bom; 4 = muito bom; 5 = o máximo

Pergunta 1: as pessoas gostam de mim? 1 2 3 4 5

Pergunta 2: estou constantemente conhecendo gente nova? 1 2 3 4 5

Pergunta 3: quando conheço as pessoas, consigo me entrosar com elas logo de início? 1 2 3 4 5

Pergunta 4: tenho um grande comercial de mim mesmo para me apresentar? 1 2 3 4 5

Pergunta 5: ajudo outras pessoas regularmente? 1 2 3 4 5

Pergunta 6: procuro fazer contatos pelos outros? 1 2 3 4 5

Pergunta 7: trabalho em meu networking pelo menos dez horas por semana? 1 2 3 4 5

Pergunta 8: tenho website próprio e publico nele informações importantes? 1 2 3 4 5

Pergunta 9: tenho e-zine (publicação periódica que foca uma área específica enviada por e-mail para seus contados ou postada num site) próprio, que envio a todos os meus contatos? 1 2 3 4 5

Pergunta 10: sou publicado regularmente em algum lugar? 1 2 3 4 5

Pergunta 11: dou palestras em eventos nas empresas? 1 2 3 4 5

Pergunta 12: conheço as pessoas mais poderosas de minha comunidade? 1 2 3 4 5

Pergunta 13: as pessoas mais poderosas de minha comunidade me conhecem? 1 2 3 4 5

Pergunta 14: conheço as pessoas mais poderosas do setor no qual trabalho? 1 2 3 4 5

Pergunta 15: as pessoas mais poderosas do setor no qual trabalho me conhecem? 1 2 3 4 5

Pergunta 16: as pessoas me ligam para que eu as ajude a fazer contatos? 1 2 3 4 5

Respondida as questões, agora some os seus pontos.

80 = pontuação perfeita, você está plenamente conectado.
70-79 = grande pontuação, é um indicador de que você está avançando.
60-69 = você está no grande clube das pessoas que se acham “ótimas”, mas que na verdade ainda estão chegando lá. Faça um plano de atuação para intensificar seus esforços.
50-59 = você não conhece as pessoas certas nos lugares certos.
40-49 = você está sendo deixado para trás por gente que tem contatos melhores que os seus.
30-39 = você precisa de uma recauchutagem.

Depois de obter o resultado da autoanálise, faça uma reflexão do que precisa ou não melhorar. É bom lembrar que os contatos são o resultado de uma combinação de fatores apresentados por Gitomer (2008).

Estar aberto a receber novos contatos. Estar no lugar certo e no momento certo. Estar preparado para fazer contatos. Usar seus contatos existentes para fazer novos contatos. Ser capaz de contra-contatar, ou seja, de retribuir o contato. O segredo é que um contato poderá gerar outros, mas isso acontecerá somente se você puder realmente ajudar de alguma forma a pessoa que contatou. Ajude e será ajudado!

Ainda compondo o recurso 1, existem outras dicas. É fundamental que, conforme você for estabelecendo contatos, eles sejam agrupados em três categorias expostas por Gitomer (2008).

Os contatos que já tenho: descreva o que seus contatos já fizeram por você, o que você já fez por eles e como pretende mantê-los.

Os contatos que preciso fazer: defina quem são eles, o que você deseja deles e como pretende contatá-los.

Os contatos que eu espero no futuro: assim como no item anterior, é necessário definir quem são eles, o que você deseja deles e como fazer para atraí-los. Defina também como você pretende se conectar com
eles.

A partir do estabelecimento dessas categorias, pense que quanto mais você fizer por eles, mais eles farão por você. “Quanto mais você fizer por eles, mais você significará para eles, e mais importância terá em suas vidas” (GITOMER, 2008, p. 39).

Para finalizar o primeiro recurso, ainda há uma dica ou uma lição de casa. Gitomer (2008) recomenda o seguinte exercício. Escolha cinco pessoas com quem você deseja firmar contato. Usando sua base atual de contatos, providencie uma ligação. Essa tarefa deve levar no máximo dez minutos. Você não pode simplesmente fazer um telefonema, é necessário estar preparado para tal. Se você precisar fazer um contato, a melhor e mais poderosa forma de fazê-lo é por meio de alguém.

6.2.2 Recurso 2 – o que estou querendo?

O recurso 2 consiste em duas premissas: se você não sabe o que quer, provavelmente não conseguirá nada; Pergunte a si mesmo com quem você já fez contato e o que isso representou para você.

De acordo com a primeira premissa, é importante que você responda às questões apresentadas a seguir.

O que eu espero do networking?
O que estou tentando ganhar ao investir meu tempo em networking e contatos?
Com quem estou tentando firmar contato?
Preciso dedicar mais tempo a isso?
Quantas pessoas eu preciso encontrar por semana?
Quais foram meus resultados até agora?
Quem eu contatei e o que isso significou para mim?

Segundo Gitomer (2008, p. 47), é fundamental que se responda a esses questionamentos, já que “fazer contatos é uma combinação entre saber o que quer e saber com quem você quer realizar isso. É também uma combinação entre um plano bem direcionado e o dom de atrair coisas boas”.

Todo mundo tem alguém que gostaria de conhecer, seja um contato profissional e/ou pessoal. Vejamos algumas maneiras básicas, indicadas por Gitomer (2008), para conhecer pessoas.

Você pode tentar conhecer as pessoas por conta própria, por meio de e-mail, correio, telefone ou indo lugares que a pessoa frequenta. Consiga que outras pessoas o ajudem com uma apresentação. Pense em todos os seus contatos e quem poderia lhe ajudar, ou que talvez conheça alguém que possa marcar um encontro ou organizar uma apresentação.

Faça com que a pessoa ligue para você ou o procure primeiro. É mais difícil, mas, ao criar credibilidade e se especializar em determinado assunto, fica mais fácil, pois as pessoas lhe procurarão. É preciso ter o dom para atrair coisas boas.

Já em relação à segunda premissa “de se perguntar com quem já fez contato e o que isso representou para você”, vejamos as dicas Gitomer (2008).

Faça uma lista com os dez contatos mais significativos que você já fez e ao lado de cada nome, responda às seguintes apresentadas na sequência:

O que vocês têm em comum?
O que você ganhou com o contato?
O que você pretende continuar a ganhar com o contato?
O que você ofereceu para conquistar e manter esse contato?

Depois disso, faça uma lista das cinco pessoas que você gostaria de contatar. Ao lado de cada nome, responda às questões propostas por Gitomer (2008).

O que você deseja do contato?
O que vocês têm em comum?
Como você pretende fazer o contato?
O que você tem para oferecer (seu valor) para conquistar esse contato e mantê-lo?

Com as respostas em mãos, é hora de elaborar um plano de ação, ou seja, um documento sobre o que você está querendo: sucesso, emprego, realização, conquistas. Depois disso, liste as pessoas que poderiam ajudá-lo a conseguir o que deseja. E, por fim, relacione as pessoas que você gostaria de conhecer e que poderiam lhe ajudar ou aquelas que poderiam lhe apresentar aos contatos interessantes. Esse plano deve incluir fazer contatos por iniciativa própria e por meio de apresentações. Também deve conter ações para fazer com que as pessoas entrem em contato com você. Esse plano exige esforço, mas não desanime, vale a pena.

6.2.3 Recurso 3 – o que é que eu faço?

Esse recurso é muito importante, pois lhe ajudará a definir o que é preciso para fazer contatos. Primeiramente, é necessário pensar antes de agir. É preciso pensar nas pessoas que você conhece há mais de dez anos, nos seus conselheiros de confiança e como você os contatou. Depois disso, pense nos livros que pretende ler e faça uma lista com pelo menos três livros. De acordo com Gitomer (2008, p. 61), “a diferença entre sua situação atual e sua situação daqui a um ano será determinada pelas pessoas que você conhece e pelos livros que você lê”. Faça uma lista também das pessoas que gostaria de conhecer e que poderiam influenciar na sua carreira ou na sua vida. Agora é preciso ter coragem para fazer os contatos.

Muitas pessoas têm medo de fazer contatos e agem dessa forma por razões como: despreparo, medo de rejeição, autoimagem limitada ou baixa. Se tiver algum desses motivos para não fazer contatos, a dica de Gitomer (2008) é ter em mente que todas as pessoas são praticamente iguais. A imagem que você tem de si mesmo é mental, foi você quem a criou. Talvez essa imagem signifique que você precisa se associar a outro grupo de pessoas. Mas não pense que mudar o seu modo de se enxergar é rápido, pois esse é um processo lento que exige mudanças tanto mentais quanto ambientais. As pessoas devem superar seus medos e, para isso, é importante saber que fazer o primeiro contato significativo facilitará o segundo contato, o terceiro e assim por diante.

A dica do terceiro recurso é primeiro fazer amizades e ir devagar, ou seja, se você tem interesse em arranjar um emprego com a ajuda de um contato, não seja tão rápido, tenha cautela, ganhe confiança, gere credibilidade. E o fundamental, não bajule, não seja o famoso baba-ovo, pois as pessoas mais interessantes não gostam disso. Se está difícil fazer amizades, procure respostas para esse problema. Busque uma pista familiar, converse com seus pais, seus irmãos, enfim com as pessoas que o conhecem e com as quais convive. Busque também pistas com os amigos, pois assim você poderá avaliar se está ou não preparado para fazer bons relacionamentos e poderá encontrar soluções para esse problema.

Após essa análise, é hora de fazer o networking. É necessário saber que o “networking não é um opcional antes ou depois das horas de atividade comercial. Ele é uma parte vital e integral de seu sucesso.” (GITOMER, 2008, p. 72) Para isso, o autor indica seis fundamentos para o sucesso no networking.

Faça um networking inteligente e em lugares certos, ou você não obterá os resultados esperados. Selecione os eventos com cautela, já que a seleção é tão importante quanto o próprio networking. Comprometa-se criando seu calendário de eventos.

Saiba como ajudar, já que as pessoas não ligam para o que você faz, a menos que o que você faz as ajude. Pratique as regras e as estratégias do networking, ou seja, compareça aos eventos e faça o networking. Não adianta só ir aos eventos. Esteja ciente do tempo, não gaste muito tempo apenas com uma pessoa.

Além de seguir essas técnicas para fazer bons contatos, é recomendado também desenvolver um bom comercial de si próprio em no máximo 30 segundos. O propósito do comercial é envolver um contato potencial com informações que o deixem interessado em você, portanto faça sua autoanálise, assim como tente desvendar os interesses da outra pessoa e descubra o que pode instigá-la a conhecê-lo melhor.

Conforme Gitomer (2008), ainda em relação ao terceiro recurso, há alguns fatos realistas sobre o networking que orientarão seu sucesso. É com você: para identificar o melhor recurso que você tem para o sucesso no networking, basta fazer a sua autoanálise e olhar no espelho na próxima oportunidade que surgir.

Dê primeiro: para conseguir o que deseja, é necessário ceder algo primeiro, ou seja, dar o exemplo.

Aprofunde-se: torne-se conhecido como uma pessoa de bom desempenho, ou seja, envolva-se a fundo com os seus interesses.

Seja consistente: frequente eventos com regularidade.

Essas foram algumas estratégias que o ajudarão a ter sucesso no networking. Conheceremos agora o recurso 4.

6.2.4 Recurso 4 – como fazer contato?

No quarto recurso, a pergunta que você deve fazer a si mesmo é: o que posso fazer para que as pessoas se sintam melhores depois de um contato comigo? (GITOMER, 2008). Isso quer dizer que devemos pensar em quais estratégias devemos utilizar? Ir devagar como destacado no recurso 3, ter informações sobre seu contato e estar preparado são fatores basilares para o sucesso. Não podemos agir da mesma forma independentemente do local do encontro, pois, em cada evento, existem determinadas particularidades, portanto no networking devemos avaliar as circunstâncias e nos adaptar a elas.

Gitomer (2008) apresenta uma versão de como conquistar clientes e contatos: determinar as pessoas que deseja conhecer no evento, falar com elas, obter com elas as informações relevantes; fazer com que elas se interessem por você e classificá-las no verso dos cartões, assim que os receber. Além dessas dicas, há ainda mais recursos. Vejamos o quinto recurso.

6.2.5 Recurso 5 – quem você conhece?

O recurso 5 é fundamentado em quem conhece você e em como se tornar conhecido. Gitomer (2008) indica elementos do posicionamento: a arte de se tornar conhecido como uma autoridade valorizada. Vamos conhecê-los.

Ser impresso: invista nas relações públicas, tente ser mencionado, porém não como assunto. Se a história for sobre um fornecedor ou sobre um cliente, você se tornará um herói para eles.

Ser publicado: publique artigos e se possível escreva livros.

Falar em público: fale em público, assim você será o suposto líder do grupo e todos o conhecerão.

Usar a internet para transmitir valor: escreva em Twitter, blogs, enfim onde considerar adequado.

Assumir um papel ativo em sua associação de comércio: conheça pessoas que possam agregar valor. Lidere um grupo. Envolva-se.

Ser notavelmente diferente: faça algo diferente, você não precisa ser esquisito, mas é necessário que se destaque em algo.

Acrescentar um atrativo a seu bônus: ao escrever um artigo, por exemplo, indique o seu livro, o seu site, enfim algo que as pessoas possam ter mais informações.

Adicionar uma diferença a suas expressões comerciais diárias: seu correio de voz, sua folha de rosto do fax, seu cartão de visita, seu site, sua proposta, enfim todos devem expressar a grandeza de sua pessoa.

Deixar que os outros vendam por você: deixe seus clientes falarem de você. O poder da propaganda boca a boca é incontestável, são os testemunhos que fazem sua reputação.

O quinto recurso não é tão complicado de ser aplicado, portanto mãos à obra. Veremos, na sequência, o próximo recurso.

6.2.6 Recurso 6 – o poder secreto dos contatos

O recurso 6 consiste na premissa de que qualquer pessoa que você encontre é um contato, e todas elas têm seus poderes secretos. Portanto a lição é não cometer o erro de julgar as pessoas com base no exterior.

Reflita

Um vendedor de carros avista um cliente (A) entrando na concessionária, de repente outro cliente (B) aparece e você precisa decidir ao qual atender primeiro, já que não há outro vendedor na loja. O cliente (A) está com trajes rasgados e um chapéu na cabeça, já o cliente (B) está vestido socialmente. Ao qual você atenderá? Um vendedor bem sucedido consegue bons clientes fazendo julgamentos pela aparência?

Outro poder para se fazer contatos é o da amabilidade. Você se considera uma pessoa que merece apreço? É uma pessoa amigável? Portanto reflita sobre o poder que existe em ser uma pessoa amigável e com pensamentos positivos, afinal ninguém gosta de ficar ao lado de uma pessoa pessimista. Um exercício recomendado por Gitomer (2008) é o de fazer um esforço para ser proativo e amigável. Cumprimente as pessoas casualmente, tente gerar, pelo menos, dez sorrisos.

Outro segredo do sexto recurso é o de converter contatos em relacionamentos. De acordo com Gitomer (2008), existem alguns fundamentos para isso, como:

descubra quem são as pessoas e o que querem;

determine sua compatibilidade com elas;

descubra como pode ajudá-las a conseguir o que querem;

inicie um diálogo regular com informações que elas possam usar;

tente aprender mais sobre elas com o passar do tempo;

tenha em mente e esteja ciente de que as pessoas revelam seu verdadeiro eu com o tempo;

teste atenção a indícios e siga seus instintos;

cumpra o que prometeu;

certifique-se de que conhece as necessidades e os desejos delas.

A partir desses fundamentos, pode-se conseguir com que as pessoas gostem de você. Se sentirem que você pode lhes dar algo de valor, é mais provável que o relacionamento cresça e prospere.

Portanto a rede de contatos é importante para a vida pessoal e profissional, já que sabemos que não é possível alcançar o crescimento e o sucesso sem o apoio das pessoas. Por isso as regras, as estratégias e os recursos que foram apresentados podem ser utilizados como um guia para se fazer e manter contatos de sucesso. Cada pessoa pode aperfeiçoá-los com o seu toque especial...

Referência

GITOMER, J. O livro negro do networking. São Paulo: M. Books do Brasil,
2008.