quarta-feira, 25 de abril de 2007

Quem é você no reino ?

Caros Leitores,

No mundo corporativo, vários profissionais teriam sua vaga nos reinos medievais. O livro Kingdomality da editora Landscape traça um paralelo, de uma forma bem divertida, entre o mundo corporativo e os reinos.

Recomendo a leitura deste livro, mas antes de iniciar
faça o teste e descubra quem você é no reino encantado de Kingdomality.

Aquele Abraço.

"Mais de treze milhões de pessoas ao redor do mundo descobriram Kingdomality, uma nova e extraordinária maneira de conseguir mais sucesso do que você vai querer compartilhar com todos, do Presidente da empresa ao mais novo empregado.

Ao ler Kingdomality, uma parábola sobre um rei que não sabe mais o que fazer em um reino desorganizado, você verá paralelos surpreendentes e claros entre o reino e seu escritório. Então, você fará um teste simples de oito questões para determinar quais dos doze diferentes trabalhos você teria em um reino medieval e aprenderá como cada trabalho é essencial na administração de um reino ou de qualquer lugar. Você receberá lições valiosas para a criação de equipes de alta performance, designação de tarefas apropriadas, de trabalho efetivo, eficiente, divertido e lucrativo. Nesta maneira nova e original de abordar os negócios, você se juntará a milhões de outros que descobriram que você nunca deve enviar um Pastor para fazer o trabalho de um Cavalheiro Negro e vice-versa.

Kingdomality irá transformar seu local de trabalho.

Conheça a si mesmo, conheça os outros, e conheça o sucesso!"

Referência: Editora Landscape

Faça o teste e descubra quem você é.

Burocracia

Teoria da Administração

Opinião do blogueiro sobre o tema sugerido para discussão em 24/04/2007:

A importância do fator humano na Burocracia > características e disfunções

Não temos nenhuma dúvida, que a burocracia está presente em quase tudo que fazemos, e que não é um grande mal. Até então, eu, como grande parte dos brasileiros, pensávamos em Burocracia somente como um problema.

Sabemos que qualquer organização, que seja regida sob uma hierarquia mínima e que tem seus objetivos, metas ou pensamentos a cumprir, necessitam de regras. Um líder não conseguirá liderar se não tiver diretriz, norma ou regulamento a seguir e repassar para seus colaboradores. Mas, além de sua competência técnica, a habilidade de lidar com pessoas é imprescindível. As regras podem ser escritas, estáticas e rígidas, mas as pessoas são flexíveis.

É muito importante quando lidamos com pessoas, descobrirmos o que desejam. Muitas vezes, baseados em regras, procedimentos ou hábitos, não ouvimos o que as pessoas tem a dizer, e perdemos a chance de realmente saber o que eles necessitam. Ouvir e transmitir bem as mensagens é uma necessidade de todos e não existe regra que combata esta natureza do ser humano.

Ficou claro que a burocracia e suas características são benéficas e com uma boa dose de fator humano e bom senso pode ser na maioria das vezes a solução dos nossos problemas. Mas, os excessos de apego às normas e regulamentos podem engessar uma instituição: são as disfunções da burocracia.

Por exemplo, muitos profissionais, principalmente os mais jovens, já nasceram ou se criaram com a informática a todo vapor. Muitos deles nunca viram ou utilizaram um carbono, papel pautado ou bloco de notas. Algumas pessoas já não conseguem escrever um texto utilizando caneta e papel com segurança. É a burocracia eletrônica.

No início pensava-se que os computadores iriam diminuir o volume de papel e conseqüentemente enxugar a burocracia. Foi exatamente o contrário. Nunca os fabricantes de papel cresceram tanto após o advento das impressoras. Basta um click e a máquina “cospe” uma folha em segundos.

Quanto à burocracia, nunca foi tão completa e complexa. O que o usuário imaginar se pode introduzir, armazenar e multiplicar num programa, banco de dados ou sistema.

Falando em sistema, quem não conhece a frase “o sistema caiu”. Algumas instituições literalmente caem sem sistema. Devido ao volume, problemas de segurança, entre outras coisas, sem sistema, não funcionam os bancos, controle do espaço aéreo, SAC´s de empresas, bolsa de valores, caixas de supermercados, etc. Nestes casos, grandes problemas eletrônicos podem sem dúvidas engessar uma instituição, e os meios não mais justificarão os fins, se não funcionarem.

Em minha opinião, a informática, se não for bem aplicada e ponderada, pode se transformar em uma grande disfunção burocrática, principalmente se não tiver uma saída humana ou quem sabe um plano “B”.

Concluindo, eletrônica ou não, a burocracia inteligente é importante e está presente em quase tudo. E acompanhada de bom senso e voltada para a necessidade e não para os meios, sempre será bem-vinda.

terça-feira, 24 de abril de 2007

Aula 23/04/2007

Língua Portuguesa

> Morfossintaxe.

> Aplicação da vírgula. > Pontuação.

> As orações de uma forma geral são formadas de sujeito e predicado.

> Numa oração, uma vez localizado o sujeito, o restante é predicado.

> O sujeito pode ser simples, composto, determinado, indeterminado, oculto ou oração sem sujeito.

> Predicado: normalmente formado por verbo+complemento, pode ser nominal, verbal ou verbo-nominal.

> O complemento do verbo no predicado pode ser um objeto direto (OD), indireto (OI) ou um predicativo (PR).

> Quanto a predicação os verbos podem ser classificados como: intransitivo, transitivo, direto, indireto, direto e indireto, de ligação, predicativo, ou sinônimos dos verbos ser/estar/ficar.

Teoria da Administração

> Revisão das teorias de TAYLOR e FAYOL > Aula 16/04/2007

> Origens da Teoria da Burocracia na Administração. > ver também Burocracia

> Baseado no estudo das sociedades, o alemão Max Weber enumerou os tipos de autoridade como: tradicional, carismática, legal, racional ou burocrática, sempre sobre modelos hierárquicos.

> Meritocracia: ênfase dada ao mérito e a competência técnica das pessoas.

> Características e Disfunções da Burocracia.


Organização e Profissão

> Áreas da Administração

> Tipos de empresa: Familiar, com foco nos esportes, da área de Saúde, de Administração Pública (direta ou indireta), de Consultorias Especializadas.

> Gestão de Conhecimentos e Aprendizado
> Cooperativismo > Exemplo do SEBRAE
> Empresas com Tecnologia da Comunicação > Teletrabalho > SOBRATT
> Redes de Franquias > Franchising > Exemplo do McDonald´s
> Trabalho em Universidades e Faculdades
> Mediação e Arbitragem
> Negociação e Responsabilidade Social

Links Interessantes: Portal da Administração Cronologia das Teorias

O Poder do Entusiasmo

Há pessoas que ficam esperando a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem.

A verdade é que jamais irão se entusiasmar com coisa alguma. O entusiasmo é que faz o sucesso.

Referência:
Momentos de Motivação & Sucesso
Luiz Almeida Marins Filho, Ph.D - Editora Commit