quinta-feira, 21 de abril de 2011

Carta de Apresentação - Ponto Positivo

Caros Leitores,


Conforme comentamos no “Caça ao Emprego que é Só Seu”, anexar uma carta de apresentação ao seu currículo é sempre muito positivo.

Destaque na sua carta as empresas e cursos relevantes para sua carreira. Se escrever à mão, capriche na letra. Tente manter o texto em uma única página.

Pra ajudar aqueles que estão muito “enferrujados” pra escrever cartas, segue abaixo uma sugestão:

Candidato da Silva
Av. Central, 4321 – ap.234
43210-000 – Cidade – UF
88.4321-1234 (residência)
88.9876-5432 (celular

Cidade, 21 de abril de 2011,


Sr. José João
Diretor
Empresa do Brasil
Av.Brasil, 1234 - Centro
12345-000 – Cidade – UF


Prezado Sr. José,

Corps One e Company Max são as empresas onde trabalhei nas áreas financeira e administrativa. Estou à procura de uma nova colocação como Diretor Administrativo-Financeiro e acredito que a sua empresa poderia interessar-se por minhas qualificações.

Durante os últimos cinco anos, atuei como Controller na Corps One. Fui responsável por todos relatórios financeiros enviados à matriz nos Estados Unidos. Sou especialista em conversão de balanços para moeda estrangeira (FASB e 52).

Tive sob a minha responsabilidade 60 pessoas nas áreas de contabilidade, custos e departamento fiscal-tributário. Destaco os seguintes resultados:

Redução de 75 para 60 pessoas no departamento.
Economias fiscais de mais de US$5 milhões/ano.
Informatização de todo sistema de custos.
Implantação do sistema de orçamentos base zero.

Anteriormente, trabalhei seis anos na Company Max. Fui promovido quatro vezes e ocupei as funções de Tesoureiro, Gerente de Planejamento Financeiro, Gerente de Cobrança e Analista.

Minha maior contribuição para a Company Max foi a redução em aproximadamente 18%, do montante empregado em capital de giro.

Como o senhor pode ver, tenho experiência tanto nas áreas de tesouraria bem como controladoria, o que me torna um profissional completo na área financeira e qualificado para atuar como diretor financeiro-administrativo de sua empresa.

Falo fluente inglês, sou pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e graduado pela Universidade Mackenzie. Tenho 35 anos, brasileiro, casado e dois filhos.

Apreciaria a oportunidade de uma entrevista pessoal em data e hora de sua conveniência.

Atenciosamente,
Candidato da Silva

Texto adaptado de Case, Thomas A., Ph.D – COMO CONSEGUIR EMPREGO NO BRASIL DO SÉCULO XXI – São Paulo: CATHO, 2004

Muito bem. Agora é só escrever a sua carta.

Boa Sorte!

Nenhum comentário: