terça-feira, 17 de abril de 2007

Aula 16/04/2007

Teoria da Administração - TA

> Definição da formação de
Teorias.

> A obra de Frederick Winslow
TAYLOR : Administração Científica, estudo de tempos e movimentos, racionalização do trabalho, ênfase no planejamento e no controle, voltado exclusivamente para a prudutividade.

> A administração de Henry FORD: precursor da Administração Científica, seguia a visão de Taylor de planejar e executar, porém pregava que os operários é que deviam se adaptar à velocidade das máquinas e não se deslocar, fazendo com que o trabalho chegasse ao trabalhador através de esteiras.


> A teoria clássica de Jules Henri FAYOL: fundador da Teoria Clássica, se preocupou em estudar todas as partes da empresa, e enquanto a Administração Científica estava voltada para a produção, Fayol focava sua teoria na Estrutura Organizacional.

> As funções em uma empresa segundo Fayol: técnicas, comerciais, financeiras, de segurança e administrativas.

> As funções Administrativas, segundo Fayol as mais importantes: previsão, organização, comando coordenação e controle.

> Princípios gerais de administração de Fayol: divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação, remuneração do pessoal,centralização, cadeia escalar, ordem, equidade, estabilidade no cargo, iniciativa e espírito de equipe.

Links interessantes: Abordagem Clássica da Administração , Administração no tempo

Organização e Profissão - OP

> Revisão sobre Níveis Organizacionais e Funções Administrativas;

> Segundo uma pesquisa publicada em 2006 pelo CFA (Conselho Federal de Administração), o perfil do Admistrador deve ser composto de Competências e Habilidades.

> Competências são qualificações (conhecimentos) que uma pessoa deve ter para ocupar um cargo e desempenhá-lo eficazmente.

> Habilidade é quando uma pessoa tem capacidade suficiente para fazer uma determinada atividade com perfeição e conhecimento do que está executando. As habilidades do Administrador, divididas por Robert L. Katz são as seguintes: habilidade técnica, humana e conceitual.

> Dependendo do nível hierárquico de atuação do Administrador, as habilidades aplicadas serão mais ou menos intensificadas: administração superior (ou nível estratégico) requer mais habilidades conceituais, gerência intermediária (ou nível tático) requer mais habilidades humanas e supervisão de primeira linha (ou nível operacional) mais habilidades técnicas.
Link interessante: Perfil do Administrador Moderno

Língua Portuguesa - LP

> Ortografia Principais Regras de Ortografia
> Morfologia: estrutura das palavras e morfemas.
> Formação das palavras.


Lembre-se: ler, ouvir, falar e escrever, o único caminho para aprendermos nossa própria língua.

Nenhum comentário: